Foi divulgado na última semana, no site do Comitê Paraolímpico Brasileiro, o resultado final do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação de 2009, depois da realização de três etapas regionais, em Natal, Brasília e São Paulo e de duas etapas nacionais, em Fortaleza e Porto Alegre, que contaram com a participação de mais de dois mil para-atletas de todo o Brasil.
Foram selecionados 570 atletas para participar das duas etapas nacionais e o nadador Alexandre da Silva Fernandes, da equipe dracenense da Adef/Semelju/Unifadra/Estilo Livre, terminou a competição na oitava colocação no ranking geral dos melhores do ano, levando-se em conta todas as categorias.
Alexandre ficou atrás apenas de nomes consagrados da natação brasileira e mundial, como o melhor atleta paraolímpico do mundo, Daniel Dias, o segundo melhor do mundo Andre Brasil, Phelipe Andrews, Edenia Nogueira, Carlos Farrenberg, Mauro Brasil, e Marcelo Collet, com o detalhe de que todos já estiveram na Paraolimpíada de Pequim e em vários mundiais.
Na próxima semana, Alexandre estará no Rio de Janeiro para defender o Brasil no 1º Campeonato Mundial de Piscina Curta do Comitê Paraolímpico Internacional, que acontecerá no Complexo Aquático Júlio Delamare, no Maracanã.
O grande desempenho de Alexandre em 2009 foi de grande importância para sua carreira, já que o Comitê Paraolímpico Brasileiro tem a intenção de formar uma seleção permanente visando os Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012, e a colocação de Alexandre aproxima o atleta da seleção. O desempenho no mundial também será de grande importância para esse objetivo e por isso o atleta vem trabalhando intensamente, junto com o técnico Julio César Monteiro, nos últimos meses para essa competição.