Durante reunião ontem de manhã, em São Paulo na Secretaria de Estado da Saúde ficou decidido entre prefeitos da região e o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que a Santa Casa de Dracena será a administradora do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), como estava previamente firmado em contrato.

Estiveram presentes na reunião, além dos deputados estaduais, Reinaldo Alguz e Mauro Bragato, prefeitos dos municípios vizinhos de Dracena, pertencentes ao Cisnap (Conselh Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista), o prefeito Célio Rejani, de Dracena, Osmar Pinatto, de Junqueirópolis e integrantes da Secretaria da Saúde de São Paulo. Os representantes das cidades de Ouro Verde e Santa Mercedes não compareceram, porém justificaram a ausência.

Osmar Pinatto, que também é presidente da Amnap disse que no encontro houve um consenso, dúvidas que existiam foram esclarecidas e a gestão do AME ficará do jeito que estava, ou seja, sob a responsabilidade da Santa Casa de Dracena. Ele explicou que entre os pontos definidos ficou bem claro que a pessoa que for atendida no AME sairá com o diagnóstico e se houver a necessidade de cirurgia será agendada e ninguém ficará esperando. “A saúde da região ganhou muito com a reunião, os diagnósticos de média complexidade ficarão em Dracena e os de alta será resolvidos em Presidente Prudente, São José do Rio Preto e São Paulo”.

Pinatto prosseguiu dizendo que “quem for atendido no AME sairá diagnosticado e agendado já que a nossa preocupação seria saber onde o paciente iria resolver o problema dele. Ficou esclarecido que se não tiver na região o atendimento, o agendamento será encaminhado para onde existir a especialidade.

De acordo com o prefeito de Junqueirópolis, a diretoria da Santa Casa será convidada para estar em São Paulo na próxima semana, a fim de tomar conhecimento do que foi discutido.
Osmar Pinatto disse ainda que o mais importante disso tudo é mostrar que existe harmonia entre as cidades e a discussão séria e madura se deu para o bem da saúde pública da região.

Na opinião dele, houve o fortalecimento das Santas Casas de Tupi Paulista e Junqueirópolis que também farão parte da descentralização do atendimento do AME. “Buscamos o melhor e dirimimos dúvidas com o fortalecimento da proposta do AME que será de responsabilidade do Estado e com a fiscalização do Cisnap”, afirmou Osmar Pinatto.