No ano passado, a Prefeitura de Dracena, através da Secretaria da Educação destinou recursos para obras de ampliação em algumas escolas com o objetivo de atender novos alunos. Foram contempladas as Emefis Guilherme Tammerik, no Jardim Brasilândia, e Ottília Braz Noguerol, no Palmeiras, além da Emei Criança Feliz no distrito de Jaciporã.

Na Emefi Guilherme Tammerik, que funciona em período integral, foram ampliadas as salas da secretaria, da coordenação, do dentista e a dos professores, além da cozinha que ficou maior e mais adequada. A diretora Isalda Teixeira Barbosa Novaes disse que as obras estão em fase de acabamento e mais duas salas foram construídas para receber os alunos da educação infantil, atendidos hoje pela Emei Lar Infantil.

As obras na Emefi Ottília Braz Noguerol estão adiantadas segundo informou a diretora Valdeci Cruz Martins. Ela explicou que a ampliação inclui três salas de aulas, sanitários, consultório dentário, sala para depósito e parque infantil. Na escola também será reformado o banheiro e sala dos professores.

A diretora disse que as três novas salas de aula serão para educação infantil, pois a escola não consegue atender a demanda de crianças de 4 e 5 anos. Atualmente, só há uma sala de educação infantil. A construção recebe a cobertura e deverá ser finalizada em julho.

Como o prazo para criação de salas no Estado é até 31 de março, as novas salas funcionarão somente a partir de 2011. Valdeci destacou ainda que o problema de alagamento do pátio descoberto também vai ser resolvido.

Em Jaciporã, na Emei Criança Feliz estão sendo ampliados o refeitório e a lavanderia, construída uma despensa e o parque infantil. A coordenadora substituta Marlei Ruedel de Azevedo informou que a creche atende 36 crianças na faixa dos quatro meses até os 5 anos de idade.