A reportagem do Jornal Regional vem há dias buscando informações sobre uma pesquisa de subsolo em busca de dados sísmicos que vem sendo desenvolvida na zona rural entre Dracena e Junqueirópolis.

Ontem à tarde, uma grande equipe de funcionários da empresa Georadar de Nova Lima (MG), estava trabalhando em uma propriedade rural de Junqueirópolis, localizada na divisa com Dracena, na pesquisa que após interpretação poderá ajudar a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a encontrar estruturas favoráveis para serem testadas através de perfuração de poços.

Na área trabalha uma equipe de 60 homens oriundos de diversos estados entre eles, Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, além da região, que compõem três equipes de carregamento e sonda. Entre eles, estão geofísicos, engenheiros, administradores, topógrafos, coordenadores, capatazes de campo, técnicos de segurança do trabalho e de enfermagem e outros auxiliares.

Segundo informações colhidas no sítio onde a pesquisa começou, Dracena e Junqueirópolis fazem parte de uma linha sísmica que começa no Rio Grande do Sul e passa pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. É nesta linha reta que a procura por petróleo, gás natural e biocombustíveis, está sendo realizada.

O trabalho é desenvolvido em seis etapas, sendo a liberação da área por parte do proprietário, topografia, cismografia, carregamento e sonda e a inspeção final de limpeza do local após os trabalhos. Um dos funcionários que trabalha na área entre Dracena e Junqueirópolis, disse que a retirada do material energético do subsolo está sendo efetuada a cerca de dois mil metros de profundidade, após os dados císmicos são colocados em um disquete que é enviado para a ANP fazer os estudos e a conclusão final.

Luiz Bampa, diretor de operações sísmicas da Georadar, informou por e-mail à reportagem, que a Bacia do Paraná é sedimentar e com potencial de geração e acumulação de hidrocarbonetos, com vistas a aumentar o conhecimento geológico da Bacia e fomentar o interesse das concessionárias e operadoras da indústria de óleo e gás.

A Agência Nacional de Petróleo idealizou a aquisição de um programa sísmico bidimensional (2D) de caráter regional, abrangendo toda a bacia. Segundo Luiz Bampa, além disso, novos conhecimentos geológicos serão acrescentados neste trabalho na região de Dracena.

Luiz Bampa explicou que antes de iniciar qualquer atividade de campo são necessárias licenças ambientais, fornecidas pelos órgãos competentes, assim como, a autorização do Exército Brasileiro, para o manejo de materiais controlados, usados na pesquisa. Ele informou ainda que as operações de aquisições de dados sísmicos dividem-se em quatro etapas principais, que compreendem a abertura de picadas e os nivelamentos topográficos, seguidas da perfuração do terreno para a colocação de explosivos sismográficos, que são detonados na etapa do registro. O processo termina com a recuperação da área quando todos os materiais introduzidos no meio ambiente são recolhidos.

O diretor da Georadar disse também que no Estado de São Paulo, os principais municípios atravessados pelas linhas sísmicas são Paraguaçu Paulista; Santo Anastácio; Quatá; Rancharia; Presidente Venceslau; Presidente Prudente; Presidente Bernardes; Presidente Epitácio, entre outros. Esse programa sísmico foi iniciado pela Georadar, contratada pela ANP em dezembro do ano passado e vai se estender até o final de 2010. “Os dados gerados na pesquisa são de domínio e propriedade da ANP e a maturação dessas informações e as novas etapas de interpretação e continuidade da exploração dependem da política e das decisões da agência, que podem passar por um adensamento ou da licitação dos blocos onde estão localizados os trabalhos”, explicou Luiz Bampa.

Tão logo seja concluída a pesquisa, a equipe que trabalha entre Dracena e Junqueirópolis se encontrará com outras turmas em Vacaria (RS).