A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) substituirá a primeira etapa do vestibular 2011 pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário por 32 votos a 18, nesta quarta-feira (5).

O Enem será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, segundo o Ministério da Educação (MEC).

De acordo com nota à imprensa, o reitor da universidade, Clélio Campolina, afirmou que a segunda etapa será reavaliada e eventuais mudanças serão divulgadas dentro de 30 a 40 dias.

“Quanto à data da segunda etapa, estamos fazendo os ajustes finais, pois dependemos do resultado do Enem, previsto para ser divulgado no início de janeiro”, afirmou o reitor na nota.

A segunda etapa do vestibular está marcada para os dias 3 a 7 de janeiro, mas pode ser alterada dependendo da necessidade relacionada à divulgação das notas do Enem. Outros procedimentos para a utilização do Enem serão analisados a partir da próxima semana, segundo a universidade.

Na nota à imprensa, Campolina avalia o Enem como “um exame que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas”. O reitor disse ainda esperar que essa seja uma etapa para que se elimine, em algum momento, o vestibular.