Os alunos da rede pública estadual de ensino deverão ficar alguns dias a mais na sala de aula durante o mês de julho, isso porque o recesso escolar de acordo com informações da Diretoria de Ensino de Adamantina poderá ser de cinco dias úteis. Geralmente o período destinado ao recesso de julho tem sido de dez dias úteis, ou seja, duas semanas uma vez que os sábado e domingos são desconsiderados na contagem. Neste ano, o período de recesso diminui para dar lugar à reposição das aulas, que deixaram de ser ministradas durante a greve dos professores, podendo haver uma variação no número de dias a serem repostos já que a adesão à greve não foi uniforme.

De acordo com a Resolução SE – 102, de 22-9-2003, que dispõe sobre a reposição de dias letivos e de horas de aulas nas escolas estaduais, as escolas somente poderão encerrar o semestre ou ano letivo após o cumprimento dos dias letivos e das horas de aulas – 200 dias letivos para curso anual e 100 dias letivos para curso semestral. Não havendo a possibilidade de repor as aulas no decorrer dos bimestres letivos, as escolas deverão programar as atividades para os recessos ou férias escolares, obedecendo a seguinte ordem de precedência: recesso escolar de julho, recesso escolar de dezembro e férias de janeiro.

A supervisora de ensino da Diretoria de Ensino – região de Adamantina, Maristela Bortolatto Cunha, esclarece que as escolas que tiverem mais dias para repor deverão utilizar os sábados, respeitando os dias estabelecidos para o recesso. Maristela ainda orienta quanto à frequência dos alunos. “É importante que os pais estejam enviando seus filhos para as aulas para que seja feita a reposição do conteúdo e a continuidade dos estudos não seja prejudicada”, afirma.