O homem espanhol que invadiu o campo do Estádio Soccer City, no último domingo, em Johannesburgo, pouco antes do início do confronto entre Espanha e Holanda, para tentar “vestir” o troféu da Copa do Mundo com um gorro típico catalão, terá de comparecer a um tribunal sul-africano nesta segunda-feira após ser acusado de invasão e tentativa de roubo.

O porta-voz da polícia sul-africana, Tummi Shai, afirmou o que homem de 34 anos, torcedor do Barcelona e identificado como Jimmy Jump, foi preso depois de romper a segurança do campo do principal estádio do Mundial e correr por boa parte do campo e chegar muito próximo do troféu, que estava posicionado logo à frente do túnel de entrada para os vestiários.

Por muito pouco o invasor não alcançou a taça da Fifa. Ele foi parado por seguranças quando estava muito próximo do objeto mais cobiçado pelos jogadores que disputaram a Copa do Mundo.

Jimmy Jump já é um conhecido invasor de grandes eventos do esporte mundial. Ele conseguiu furar a segurança dos gramados na final da Eurocopa de 2004, entre Grécia e Portugal, em solo português, e também na semifinal da mesma competição em 2008, entre Alemanha e Turquia, na Suíça. Ele ainda fez o mesmo na semifinal da Liga dos Campeões da Europa de 2006, entre Villarreal e Arsenal. Para completar, aprontou ao entrar sem permissão em quadra durante a final de Roland Garros de 2009, entre Roger Federer e o sueco Robin Soderling, quando tentou, sem sucesso, colocar um gorro na cabeça do tenista suíço.