Em seu primeiro dia no cargo, Mano Menezes atendeu a um dos principais pedidos feitos pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo: renovação.

Dos 24 convocados pelo novo técnico da seleção brasileira para o amistoso do próximo dia 10, nos Estados Unidos, dez são novatos e sete têm idade olímpica.

* Mano faz a primeira convocação e só mantém 4 jogadores da Copa da África
* Após chamar só quatro da Copa da África, Mano diz que a “fila anda”

 

Os estreantes na seleção principal são: os goleiros Jefferson, 27, (Botafogo) e Renan, 19, (Avaí), os zagueiros David Luiz, 23, (Benfica-POR) e Réver, 25, (Atlético-MG), o lateral direito Rafael, 20, (Manchester United-ING), o volante Jucilei, 22, (Corinthians), os meias Ederson, 24, (Lyon-FRA) e Paulo Henrique Ganso, 20, (Santos), e os atacante André, 19, e Neymar, 18, (ambos do Santos).Destes, apenas cinco tem idade para disputar os Jogos Olímpicos de Londres: Renan, Rafael, Ganso, André e Neymar. No entanto, o atacante Alexandre Pato, 20, e o volante Sandro, 21, já convocados anteriormente, também terão no máximo 23 anos em 2012.

“Visamos a um trabalho paralelo de preparação e ambientação desses jogadores [mais jovens] em termos de seleção brasileira. Estamos buscando prepará-los para o momento que nós dirigirmos nossas atenções mais para a Olimpíada”, explicou Mano em entrevista coletiva.

Na convocação, há apenas quatro jogadores que atuaram na Copa da África do Sul: Robinho [único titular de Dunga no Mundial-2010], Ramires, Thiago Silva e Daniel Alves.

Até a semana do amistoso em Nova Jersey, Hernanes, do São Paulo, ou Sandro, do Inter-RS, vai ser cortado caso seu time chegue à decisão da Copa Libertadores, dias 11 e 18 de agosto.