A Secretaria Nacional de Segurança Pública criou um grupo de trabalho (GT) que vai desenvolver ações de segurança voltadas para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. A portaria foi publicada hoje (13) no Diário Oficial da União. O grupo também vai elaborar medidas destinadas aos Jogos Mundiais Militares, em 2011, à Copa das Confederações, em 2013, e às Para-Olimpíadas, em 2016.

O GT Copa será presidido pelo secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. O grupo também terá uma secretaria executiva e uma coordenação-geral responsável pela assessoria técnica, pelo desenvolvimento, monitoramento e controle de programas e projetos. Os membros do grupo serão indicados pelo secretário nacional de Segurança Pública.

Na semana passada, representantes das forças policiais das 12 cidades-sede da Copa de 2014 estiveram em Brasília para discutir ações voltadas para a competição. As corporações trocaram informações sobre tecnologia e atuação das tropas. No final do mês, policiais das cidades que vão receber partidas do Mundial voltam a se reunir na capital federal para mais debates envolvendo a segurança da competição.