Na noite de sexta-feira (3), alunos do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) receberam certificados de participação na solenidade de encerramento promovida no Centro Comunitário. Os formandos mostraram na prática o que aprenderam das adaptações curriculares necessárias para o ensino da pessoa portadora de deficiência auditiva.

Ministraram o curso, as professoras Adverilda Alexandre da Silva Costa e Rosane de Carvalho, ambas especialistas em Libras e educação especial do grupo “Mãos que substituem o ouvir e o falar”, empresa contratada pela coordenadoria municipal de educação de Paulicéia. Participaram do curso 40 professores que, neste período interagiram com surdos.

Segundo uma das especialistas, a aceitação dos participantes foi além do esperado, considerando a presença de professores de outras cidades da região que já vinham trabalhando com estudantes surdos.

O diretor de educação municipal, Rubisval Rodrigues da Costa, destacou a preocupação de dar a todos os professores da rede, formação continuada buscando parcerias com os governos federal, estadual e empresas especializadas na área da educação.

Na rede municipal não existe nenhum caso de aluno com deficiência auditiva. “Direcionamos este ensino da Libras para professores, coordenadores e diretores”, enfatizou Fabiana Cícera da Silva Costa, da equipe de Suporte Pedagógica.