Ontem (30) de manhã, moradores do bairro São Francisco se depararam com um boneco de aproximadamente um metro de altura amarrado em um poste simbolizando o personagem Judas Iscariotes, no sábado de aleluia.

A moradora Isabel Utume que reside em frente ao local onde o boneco estava contou que é a segunda vez que o boneco é exposto ali na rua. “Da primeira vez não conseguimos queimá-lo porque as crianças o pegaram e carregaram para o terreno baldio para brincar. Desta vez estávamos de olho, para seguir a tradição e assim queimá-lo totalmente”, disse.

O boneco foi à atração da garotada que aproveitou o momento para malhá-lo. Logo em seguida, foi atirado fogo e em poucos minutos restaram poucos vestígios do boneco que estava cheio de palha de arroz e bombinhas.

O marido de Isabel, Carlos Utume relata que a origem do boneco é um mistério, pois todos desconhecem quem possa estar confeccionando o artefato. “Temos uma suspeita de um morador do bairro que é muito gozador e achamos que ele é o responsável por criar o boneco para que as crianças possam se divertir”, acrescentou Carlos.

Vários papéis com mensagens enigmáticas costumam ser encontrados nos bolsos do boneco. “Da primeira vez, estava escrito a letra da música do Michel Teló, Ai se eu te pego, desta vez, foram provérbios. Apesar de tudo, é algo muito engraçado, foge um pouco do cotidiano, porque não esperávamos que ele fosse surgir justo em nossa rua”, explicou Isabel.

O sábado de aleluia é um dia de comemoração no calendário de feriados religiosos do cristianismo, sempre antes da Páscoa. Esta data é o último dia da Semana Santa. Na tradição católica, os altares são descobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações que fazem parte é a Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão. É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.