O governador Geraldo Alckmin e o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, assinaram na última quarta-feira, 27, uma parceria que levará a todos alunos e professores da rede estadual novas ferramentas na área da educação. Na região de Presidente Prudente, são 69,5 mil estudantes beneficiados.
“Vivemos na era da informática e, hoje, estamos dando um grande passo. São Paulo é o primeiro Estado do Brasil a fazer uma parceria com o Google para uma plataforma em ambiente colaborativo. Será uma medida extremamente importante para nossa rede estadual de ensino, que conta hoje com mais de 5 milhões de alunos, 230 mil professores e mais de 5 mil escolas. O ensino sai dos muros da escola”, afirmou Alckmin durante evento.
A ação, inédita no mundo, deve facilitar a prática escolar e a interação entre escolas e órgãos administrativos. Isto porque, um canal de transmissão (hangout) para as mais de 5 mil escolas possibilitará a interação em tempo real entre estudantes e professores, além da criação de grupos por disciplina ou área de interesse. A plataforma, que será totalmente customizada, oferece aos educadores novas formas de interação com os estudantes, por meio das quais eles poderão disponibilizar novos conteúdos e levar o aprendizado para além da escola. Além disso, os 4,3 milhões de alunos contarão com emails personalizados com capacidade de 25 GB, o que possibilitará o armazenamento e a troca de material entre eles.
As novas ferramentas serão disponibilizadas de forma gratuita e também não haverá nenhum custo para a Secretaria da Educação. A ação é articulada aos projetos tecnológicos já consolidados na Secretaria, como o Acessa Escola – programa de inclusão digital e de acesso livre à internet nas unidades escolares de todo Estado – e a Evesp (Escola Virtual do Estado de São Paulo), que oferece plataformas digitais com cursos interativos de idioma e preparatórios ao vestibular, por exemplo.
Além das videoconferências (hangout), os novos aplicativos permitirão a construção de materiais em tempo real entre diversos alunos e a tutoria de professores. Será possível ainda a criação de redes sociais e canais para escolas, diretorias e setores administrativos, promovendo e aperfeiçoando a comunicação virtual.
Os educadores receberão treinamento e capacitação da equipe de educação do Google em parceria e consonância com as diretrizes da pasta. As práticas serão realizadas por meio da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores) da Secretaria da Educação.