O câncer de pulmão é um dos tipos mais frequentes de câncer e o de maior mortalidade no Brasil e no mundo. O diagnóstico precoce tem papel fundamental para a cura da doença. Atualmente, um dos grandes aliados da medicina na identificação deste tipo de câncer é a chamada tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD).
Já disponível na Clínica Santa Rita, em Osvaldo Cruz, a tomografia computadorizada de baixa dosagem é o exame mais indicado como método de rastreamento para o câncer de pulmão. Devido a sua menor dose de radiação, pode ser repetida frequentemente para o acompanhamento dos pacientes com alguma alteração já identificada no pulmão. Além disso, a TCBD também detecta possíveis doenças provocadas pelo tabagismo, antes mesmo de manifestarem qualquer sintoma.
Métodos como radiografia do tórax, citologia do escarro e marcadores biomoleculares não demonstram eficácia na prevenção da mortalidade por câncer de pulmão.
PACIENTES – Os pacientes candidatos ao rastreamento de câncer de pulmão por meio da tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD) devem ser: Fumantes com carga tabágica (exposição do indivíduo ao tabagismo) maior ou igual a 30 maços ano (número de maços por dia X anos que fumou); ex-fumantes que cessaram o tabagismo há menos de 15 anos, e com idade entre 55 e 74 anos.
Preferencialmente, devem ser pessoas sem sintomas, pois tal condição já pode ser um sinal de doença mais avançada cujo diagnóstico precoce é menos provável.
Para este perfil de pacientes, já há evidências na literatura médica de que a tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD), como método de rastreamento, possibilita uma redução significativa da mortalidade (mais de 20%) por câncer de pulmão.
SERVIÇO – O agendamento deste exame pode ser feito pelo telefone (18) 3528-7801 ou no próprio site da clínica www.santaritax.com.br usando o Chat online.