As disciplinas eletivas compõem a parte do currículo escolar nas escolas de Tempo Integral. Elas desenvolvem e enriquecem temas relativos a diversos aspectos. Ontem, 11, os alunos da Escola Estadual 9 de Julho apresentaram os trabalhos elaborados durante as aulas do segundo semestre deste ano.
Segundo a professora coordenadora de área, Maria Cristina Machado, o ano foi muito produtivo para os alunos que optaram pelas aulas em tempo integral. Diversas apresentações relacionadas à dança, teatro, ciências, alimentação saudável, entre outros temas foram expostos, nas dependências da própria escola.
Maria Cristina explicou que as disciplinas eletivas são um dos componentes da parte diversificada do Programa de Ensino Integral e deve promover o enriquecimento do currículo considerando a interdisciplinaridade como eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento.
Constitui um dos parâmetros para se atingir a proposta que articula currículo, protagonismo juvenil e projeto de vida, no qual o aluno se insere na eletiva que está associada ao seu projeto de vida. As eletivas acontecem semestralmente, onde os professores organizam os projetos fundamentados no currículo com uma proposta que tenha significado educativo e de dimensão social.
A Escola Estadual 9 de Julho é a única escola em Dracena que foi readequada para ser a primeira unidade de ensino integral, implantado neste ano. Atualmente conta com 650 alunos e as aulas ocorrem de segunda a sexta, das 7h às 16h.