O uso consciente da água já faz parte da rotina das 5 mil escolas da rede estadual. Para além de atitudes de preservação ao meio ambiente, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também investe no conteúdo em sala de aula. No currículo de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física) e Ciências Humanas (Geografia), do Ensino Fundamental e Médio, a água é tema de estudo e foi destaque nesta semana de comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado amanhã, 22.
Durante as aulas, crianças e jovens recebem orientações sobre a importância da água para a vida de todas as espécies. Nas aulas de Biologia, por exemplo, o foco é o papel na prevenção de doenças (como cálculo renal e infecção de urina) e proteção do organismo contra o envelhecimento. Em Ciências, os professores reforçaram o alerta sobre o baixo nível de água potável disponível no mundo. Menos de 3% do volume é doce e está concentrada em geleiras polares e neves de montanhas.
Com base no currículo do Estado, professores e alunos também conseguem listar ações que devem ser adotadas em casa e por toda a família. A principal delas é o uso da água no banheiro. Banhos longos, torneira ligada ao escovar os dentes e uso contínuo da descarga, por exemplo, são os principais vilões do consumo consciente. O desperdício causado por vazamentos e as demandas das áreas urbanas, por outro lado, são discutidos em sala de aula com os professores de Geografia.
“Orientamos professores de disciplinas distintas que nos ajudam a mostrar aos alunos como essa bem natural é essencial tanto para o consumo diário de famílias e cidades quanto fonte primária para o funcionamento de indústrias e hidrelétricas. Além das aulas, nossa sugestão é que os educadores trabalhem com o tema ‘água’ em jogos e pesquisas científicas”, afirma Eleuza Guazelli, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica.

ASSESSORIA DE IMPRENSA/ Secretaria da Educação do Estado de São Paulo