A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe até esta sexta-feira, 17, o cadastro de escolas interessadas em aderir ao Novo Modelo de Tempo Integral em 2016. O processo de adesão é conduzido pelas 91 Diretores de Ensino do Estado, incluindo as da região de Presidente Prudente. As indicações são feitas em parceria com os profissionais e com a comunidade escolar e devem ser realizadas no GDAE, sistema online de organização da rede. Mais informações: www.educacao.sp.gov.br.
O processo de adesão integra os planos da Secretaria de ampliar o tempo de permanência dos jovens em contato com os estudos. Atualmente, 130 mil estudantes frequentam escolas com jornada igual ou superior a 7 horas, número 64% maior do que o registrado em 2012.
No Novo Modelo de Tempo Integral, os alunos têm acesso a um currículo inovador. Além das disciplinas regulares, existem aulas eletivas que dialogam com o universo dos estudantes e promovem a iniciação científica, a formação acadêmica e a realização de um projeto de vida.  Já os professores atuam em regime de dedicação exclusiva e, por isso, ganham uma gratificação de 75% sobre o salário base. Hoje são 5.216 educadores que recebem uma remuneração inicial de R$ 4.227,80. 
O sistema de expansão do modelo define que os professores que já atuam nas escolas que passarão a oferecer o regime integral têm prioridade em fazer parte do quadro de funcionários. 
“O ensino integral é um dos pilares da nossa gestão e são programas diversificados para ampliar as possibilidades de formação acadêmica e para o mundo do trabalho, atendendo aos anseios dos nossos alunos. Este ano, levamos de forma pioneira o Novo Modelo para as crianças de 7 a 12 anos, com uma proposta de formação de liderança e de ensino lúdico para os anos iniciais, o ciclo do 1º ao 5º ano”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
O processo de adesão das escolas no Novo Modelo é totalmente voluntário e também exige estudo sobre a demanda e as necessidades dos alunos no local. O diretor da escola da unidade indicada pela Diretoria de Ensino convida a equipe e a comunidade escolar a conhecer o programa para transmitir as informações e, posteriormente, convocar o conselho de escola para a decisão formal sobre a inclusão.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo