Foi realizada reunião ordinária mensal do Conselho Municipal de Saúde, no último dia 25, nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde de Tupi Paulista, sob a presidência da enfermeira Erica Perotti, substituta do presidente do Conselho, o secretário de Saúde, Mauro Gomes Zerbetto. Após leitura, os conselheiros aprovaram a ata da reunião anterior.
A diretora de Saúde, Edilene Lima esclareceu que a partir de agora os encaminhamentos dos usuários que consultam na atenção básica e vão para as especialidades do AME serão analisados por uma médica reguladora na Secretaria Municipal de Saúde, conforme preconizado por protocolo dos Ames e Direção Regional de Saúde – DRS 11 (Núcleo Regulador).
A provedora da Santa Casa local, Zoraide Gentil Galvão, relatou que o equipamento de raio-x da Santa Casa foi enviado para conserto e a Prefeitura vai custear 50% do valor. Enquanto isso, os exames de raios-x de urgência e emergência da Santa Casa e Pronto Atendimento estão sendo encaminhados para a Santa Casa de Dracena.
Zoraide relatou ainda que foi apresentada às Santas Casas de Tupi Paulista, Junqueirópolis e Dracena a proposta de projeto para implantação da Rede Cegonha, porém em reunião com o corpo clínico da Santa Casa Local, não houve interesse na implantação.
A enfermeira Alvina Severino de Souza, coordenadora das ESFs disse que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu vistoria da DRS 11 na pessoa da enfermeira Maria Luiza Bravo do setor de convênios e contratos, que verificou os equipamentos adquiridos em 2011.
A profissional de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da EMVICEN (Equipe Municipal de Vigilância e Controle de Endemias) Lienai Nascimento apresentou plano de vigilância contra a dengue referente ao período de agosto deste ano a junho de 2016 que após análise e discussão, foi aprovado.
Érica Perotti apresentou aos conselheiros a proposta de contratação de recursos humanos para situação de epidemia da dengue, após analise os conselheiros aprovaram.
Érica declarou também que a campanha de vacinação contra a paralisia infantil e atualização de caderneta vacinal iniciada no dia 15 de agosto alcançou até a presente data a cobertura de 84,66% da meta proposta.
Sobre a campanha da hanseníase e verminoses, Érica relatou que foi realizada nas escolas e foram avaliadas 672 crianças para hanseníase e administrado medicamento para verminose a 1.137 crianças.
Lienai Nascimento relatou que a campanha contra leishmaniose visceral e tegumentar foi realizada nas unidades de saúde, com orientação à equipe e aos usuários contra a leishmaniose e divulgação na imprensa.
O Conselho Municipal de Saúde se reúne todas as últimas terças-feiras de cada mês.

 

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO / Prefeitura de Tupi Paulista