Ontem, 31, a equipe da Secretaria Municipal da Fazenda de Dracena se reuniu para tratar sobre medidas de contenção de gastos, tendo em vista a diminuição das receitas dos municípios, principalmente porque os valores dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) pelo Governo Federal não estão acompanhando a inflação.
Os repasses de FPM representam a maior parte das receitas dos municípios do porte de cidades como Dracena.
O secretário da Fazenda, Hermínio da Silva, o consultor Sérgio Venceslau e o contador Thiago Vicente dos Santos também lembraram que neste ano, a Prefeitura teve de assumir a manutenção da iluminação pública (conserto e troca de lâmpadas), contratação de novos médicos especialistas para o PAM (Pronto Atendimento Municipal), além de adequar-se ao piso nacional dos professores e ao piso nacional dos agentes comunitários de Saúde e de Endemias.
As novas despesas somaram-se ao aumento significativo da tarifa da energia elétrica assim como ao aumento do preço dos combustíveis.
“As dificuldades geradas pelo atual crise econômica do país nos obriga a rever as despesas e a tomar medidas para a contenção de gastos. Estamos tomando medidas para garantir que as contas públicas fechem o ano em equilíbrio e para que o funcionalismo público municipal continue recebendo em dia”, finalizou o secretário Hermínio da Silva.