A cidade de Nova Guataporanga está em festa. O motivo é a comemoração pelos 56 anos de emancipação político-administrativa hoje, 20. No entanto, diante da crise econômica, a Prefeitura optou por não realizar nenhum evento nesta terça-feira, segundo informações do prefeito Luiz Carlos Molina.
Mas os guataporanguenses não ficarão sem festa. Ao longo deste mês, diversas atividades estão sendo desenvolvidas. No último dia 11, ocorreu leilão de gado seguido de festa no salão paroquial da igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida; no próximo sábado, 24, ocorrerá encontro gospel na praça da Matriz, e no dia 31, a população poderá participar de passeio ciclístico por algumas ruas da cidade, a partir da 17 horas. Após, haverá show de violeiros na praça da Matriz.
As atividades em alusão ao aniversário têm a realização da Prefeitura.
OBRAS – De acordo com o prefeito Molina, a cidade vem recebendo diversas obras para melhoria, entre elas, a entrada do município que teve a calçada revitalizada e ganhou a instalação de uma academia ao ar livre; centro comunitário reformado recentemente; construção de uma galeria, praça e creche escola no Conjunto Habitacional João Paulo II; instalação de academia ao ar livre para os idosos na praça do terminal rodoviário; construção de quadra coberta no pátio da Prefeitura, que atenderá os alunos da rede municipal de ensino. O município de Nova Guataporanga também já conta com o programa do Governo Estadual ‘Cidade Digital’.
Recentemente a cidade recebeu oito veículos novos e no final deste mês chegará um novo ônibus para o setor da Educação.
“Estamos se destacando cada vez mais. A nossa saúde é umas das melhores da região, segundo pesquisa. Mesmo com a crise financeira que acomete diversas prefeituras, estamos honrando com o pagamento de funcionários e credores”, afirmou o prefeito.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2015, Nova Guataporanga possui população estimada de 2.288 habitantes. Em 2010, esse número era de 2.177.
Nova Guataporanga foi fundada por José Alves Ferreira e Antônio Gomes, em 20 de outubro de 1948, na região denominada gleba Pau D’ Alho, por intermédio de um povoado no meio da imensa floresta que existia naquela época. O povoado começou a crescer e tornou-se uma pequena vila que recebeu o nome de Guataporanga, de origem tupi guarani, que significa “fera bonita”.
Na Lei n.º 2456 de 30 de dezembro de 1953 e executada em 1º de janeiro de 1954, foi elevada à categoria de distrito com sede no município de Tupi Paulista.
Em 18 de dezembro de 1959, pela Lei nº 5285 e posta em vigor à 1º de janeiro de 1960, passou a ser município, com áreas desmembradas dos distritos de Guaraciaba D’ Oeste, Tupi Paulista e Monte Castelo.
Seu primeiro prefeito foi Gervásio Fernandes Cunha. A cidade é atualmente administrada por Luiz Carlos Molina e o vice José Viscardi Gouveia Dias. A Câmara conta com nove vereadores, tendo como presidente Valdeci Inácio.