Com a proximidade das festas de fim de ano, decorar o interior e as fachadas das residências com artigos natalinos faz parte da cultura de muito brasileiros.
Em Dracena, a casa da família Santos, na rua Fortaleza, se destaca pela riqueza de detalhes e a tradição de 23 anos, herdada de gerações e passada adiante.
A aposentada Ozelda Maria dos Santos começou ajudando a mãe, já falecida, que fazia questão de todos os anos montar um presépio em casa. Com a morte da matriarca, Ozelda decidiu dar continuidade a tradição e contou com o apoio do marido Luiz Paulo dos Santos, o popular Baixinho, do Metrópole.
Com cerca de 200 peças, o casal responsável pela decoração, diz levar uma semana para produzir a ilustração, que conta com 15 tomadas de luzes, sendo a parte elétrica a mais trabalhosa. Cada ano eles investem em algo novo e desta vez o grande destaque é uma vistosa rena toda iluminada.
“É trabalhoso, mas dá uma paz tão grande, que se torna uma terapia para nós. As pessoas vêm visitar, rezar o terço, e isso é muito gratificante. Inclusive convidamos a população e quem quiser vir conhecer, estamos de portas abertas”, dispõe Baixinho informando que ficará com a decoração montada na casa dele até o dia 7 de janeiro.
HISTÓRIA – De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico o fez em argila na floresta de Greccio, na Itália.
Sua ideia era explicar para as pessoas mais simples o significado de como foi o nascimento de Jesus Cristo. No século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias se popularizou pela Europa e, depois, por outras regiões do mundo.
Presépio refere-se ao curral, local onde o gado é colocado ao ser recolhido. Geralmente as famílias montam o presépio e só colocam Jesus na noite do dia 24/12, deixando a manjedoura vazia, mas também há quem deixe tudo montado já na primeira semana do advento.
SERVIÇO – Quem tiver interesse em visitar o presépio da família Santos, pode entrar em contato com o Baixinho, através do telefone (18) 99718-7151