A Secretaria da Administração Penitenciária informou ontem após solicitação do Jornal Regional que na noite de quinta-feira, 12, por volta das 21h, dois presos da Penitenciária de Tupi Paulista foram vítimas de homicídio, durante uma briga entre sentenciados em uma das celas. Um dos corpos foi mutilado na ação.
Segundo a SAP o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi imediatamente acionado e efetuou a transferência dos presos que estavam na cela, isolando-os do restante da população prisional. O GIR, formado por agentes de segurança penitenciária, atua em situações de conflito auxiliando na segurança dos demais funcionários. A Polícia Civil foi avisada e deu início à investigação do caso.
A SAP afirmou em nota que além de colaborar com a Polícia, instaurou apuração para propor ao Judiciário a inclusão dos autores em Regime Disciplinar Diferenciado.
A Assistência Social da unidade está tentando contato nesta manhã com os parentes dos presos assassinados para informá-los e prestar toda a assistência necessária.
A reportagem do Jornal Regional questionou a SAP sobre o número de presos assassinados no presídio. Segundo o órgão durante o ano de 2015 houve um homicídio na unidade, em 2016 ocorreram cinco casos. A nota diz ainda que em todos os casos são instaurados procedimentos de apuração disciplinar e solicitação ao Juízo de Direito das Execuções Criminais, para internação dos presos no regime disciplinar diferenciado, com proposta de permanência por um período de 360 dias.