O Programa Saúde na Escola, realizado pela Prefeitura de Dracena por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (30) o fechamento do diagnóstico nutricional com as crianças da EMEI Magda Tonello Pedro Lemos.

Em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Estratégia Saúde da Família (ESF) Júlio Antônio Bragatto, no Jardim Jussara, e os funcionários da EMEI, foi apresentado aos alunos um teatrinho sobre os alimentos e na sequência eles puderam provar porções com os alguns legumes e vegetais.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Saúde, Glauce Ueda, o objetivo do Programa é contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral das crianças, através de projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento da comunidade.

“É uma iniciativa que reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos alunos”, explica Glauce, que esclarece ainda que a princípio o Projeto foi realizado experimentalmente na Magda Lemos, mas a intenção é que em breve seja incluído em mais escolas do município.

“O intuito é desenvolver em cada um a capacidade de interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes adequadas e saudáveis para a melhoria da qualidade de vida deles”, complementa a nutricionista.

Também participaram da ação a nutricionista Mayara Fortunato; a enfermeira da ESF I Júlio Bragatto, Silvana Albuquerque; as agentes comunitárias Jane Flavia Martins de Sá, Rose Mara e Cristiane Campos; além do apoio da diretora Leila Cristina do Nascimento Santos e toda equipe de funcionários da Emei Magda Lemos.