O resultado dos índices criminais de Panorama apresentou melhora expressiva ou manteve-se estável em quase todos os itens avaliados, segundo dados da Polícia Civil local. O relatório refere-se ao período de 1º de janeiro a 14 de dezembro de 2011 e tem como parâmetro os números coletados entre o mesmo período do ano anterior.

Um dos números que mais chamou atenção foi o índice de ocorrências referente ao tráfico de drogas. Em 2010, foram registradas 18 ocorrências de prisões por tráfico. Neste ano, no mesmo período, foram 34 registros, um aumento de 88% no número de prisões.

Quanto aos casos de furto – delitos em que há a subtração de algo sem violência ou grave ameaça à vítima – houve redução de 39,05%, ou seja, em todo o ano de 2010 foram registrados 274 casos de furto, em 2011, os números caíram para 167 casos.

As ocorrências de roubos – casos de subtração onde há violência ou ameaça grave contra a vítima –, em 2010, foram 10 casos contra apenas dois este ano, uma diminuição de 80% no número de ocorrências.

Os demais índices mantiveram-se estáveis, sendo que em 2010 houve dois homicídios no município, mesmo número registrado em 2011.

Neste ano houve ainda um caso de latrocínio – em que o ladrão mata a vítima para roubar. O fato ocorreu no último dia 22, sendo que na mesma data, policiais civis identificaram e prenderam o criminoso. Os objetos pertencentes à vítima também foram recuperados.

Segundo o delegado titular de Panorama, Eliandro Renato dos Santos, a queda significativa nos dados de violência está fundamentada, principalmente, no trabalho ligado entre as policiais Civil e Militar, bem como no apoio incondicional do Judiciário, Ministério Público e Prefeitura.

O delegado acrescentou que foi celebrado convênio entre a prefeitura e uma empresa de Dracena para recolher veículos em situação irregular. Este convênio possibilitará uma maior atuação das policias no âmbito do trânsito, um dos objetivos para 2012.